Arte na Praça celebra dez anos com oficinas na Praça Gomes Freire

    Evento cultural foi criado em 2014 e incluído no calendário oficial de Mariana no ano passado

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

                No último sábado, 17 de agosto de 2024, aconteceu a celebração de dez anos do Projeto Arte na Praça, na Praça Gomes Freire (Jardim). A principal atração do evento foram as oficinas de pintura voltadas para crianças e adolescentes ministradas pelo mestre Geraldino Silva, idealizador do projeto.

                A proposta do Arte na Praça é levar cultura, arte e lazer de forma gratuita para os jovens. O artista Geraldino Silva compartilhou a trajetória do projeto: “Começamos muito simples, sentados no Jardim. O espaço estava ocioso em questão de trabalho cultural, artístico. E precisávamos fazer algo a respeito, pois Mariana é a cidade da arte, de Aleijadinho, de Manuel da Costa Ataíde. Mariana transpira arte”.

                Geraldino relembrou como o projeto nasceu de uma conversa informal com seu primo, Maurício Anselmo. “Pensamos nos nomes “Tarde de Arte”, “Hora de Pintar”, e chegamos ao Arte na Praça. Estávamos pensando em como faríamos isso sem dinheiro, e decidimos começar com doações. Depois, conquistamos um público, e aos poucos, o projeto cresceu”, relatou.

    O principal objetivo do Arte na Praça sempre foi claro para Geraldino: “Nosso objetivo maior é levar o que Mariana tem de arte e cultura para as outras cidades, e também passar para as crianças o conhecimento da arte e da cultura. Todo conhecimento nunca é demais. Nosso objetivo é tirar as crianças do mundo das drogas, trocar o celular por brincadeiras, culturas e conhecimentos”.

    O projeto Arte na Praça foi criado em 2014 por Geraldino Silva. Iniciada com poucos recursos, a iniciativa contava apenas com alguns cavaletes e tintas espalhadas pela praça, mas logo atraiu a participação de diversas crianças. Em dezembro de 2023, o projeto foi reconhecido oficialmente pela Prefeitura de Mariana e incluído no calendário municipal por meio da Lei n.º 141/2023.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui