Mais de 4 mil pessoas vieram à cidade por conta do evento
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Durante o último final de semana, dias 14 e 15 de setembro, Mariana se tornou o epicentro do mountain bike nacional, com a realização do Iron Biker Brasil 2024. Em sua 31ª edição, o evento reuniu 1,5 mil atletas, sendo apenas 150 da cidade, movimentando a hotelaria e o comércio locais.
O desafio das montanhas e rumo às trilhas leva os atletas aos distritos marianenses, como Bento Rodrigues e Camargos. As largadas e chegadas aconteceram na Praça Gomes Freire (Jardim). A prova foi realizada em dois tipos de percursos: o percurso total (A), com 96 km no sábado e 85 km no domingo, e o percurso reduzido (B), com 56 km no sábado e 65 km no domingo.
O Iron Biker acontece em Mariana há 11 anos. O ramo de hotelaria e alimentação, por exemplo, costuma trabalhar na sua capacidade máxima. Outro setor que se beneficia com a realização da prova é o turismo. Segundo o organizador do evento, Gil Canaã, cada competidor é acompanhado por pelo menos três amigos ou familiares, trazendo mais de 4 mil pessoas para o município.
Gil Canaã, organizador do evento, destacou a importância da parceria com a cidade: “Foi muito importante esse acordo de trazer o Iron Biker exclusivamente para Mariana. Já faz 11 anos que o evento acontece aqui, e conseguimos o envolvimento da população, aquele sentimento de pertencimento. O evento cresce, a economia cresce, e as pessoas investem porque sabem que, no próximo ano, o evento acontecerá novamente aqui em Mariana. É bom para todos os lados”.
O Secretário de Esportes, Gustavo Gomides, enfatizou o impacto positivo da competição para a cidade: “Temos uma comunidade que já pratica bastante o ciclismo, e o nosso terreno é propício para isso. O Iron Biker, além de fortalecer o esporte, gera desenvolvimento econômico. Nossa rede hoteleira, restaurantes, padarias e farmácias sentem esse impacto. Os comerciantes comentam que o retorno econômico é comparável ao do carnaval”.
Além disso, Gomides destacou o apoio aos atletas locais: “Mariana tem quase 20 ciclistas bolsistas pelo programa Bolsa Atleta, com destaque no cenário estadual e nacional. Os atletas locais inscritos pela Associação de Ciclismo de Mariana (ACM) pagam apenas 50% do valor da inscrição, o que também beneficia suas famílias”.
O prefeito Celso Cota também comemorou os resultados do evento: “A cada edição do Iron Biker, nossa cidade vê um aumento no número de turistas, que aproveitam nossos hotéis, comércios e gastronomia. Estamos comprometidos em oferecer uma ótima experiência para todos. Além da competição, o evento inclui atrações musicais, opções de comida, segurança, banheiros e suporte médico, tudo em um ambiente limpo e confortável para as famílias”.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui