Parceria entre Casa da Juventude e EducaPET aproxima o sonho do ensino superior
    Imagem Juliana Rodrigues

    Na noite da quarta-feira, 11 de setembro, teve início as aulas do Projeto Pré-Enem “Portas Abertas para o Futuro”, uma parceria entre a Casa da Juventude e o Projeto de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), EducaPET.

    Ao todo, 32 alunos, com média de idade entre 17 e 18 anos, participaram da primeira aula do projeto, que tem o objetivo de preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, que dá acesso ao ensino superior. O secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, destaca a importância dessa oportunidade. “É a chance para o jovem, que não tem condições de pagar um curso, ser acolhido e ingressar no ensino superior de qualidade”, ressalta.

    As aulas do projeto ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, durante dois meses, no Departamento de Geologia da UFOP (DEGEO/UFOP), onde graduandos da UFOP lecionam matérias relacionadas às linguagens, ciências humanas e da natureza, e matemática e suas tecnologias, além de redação.

    O EducaPET, que tem a coordenação do professor Edson José de Carvalho, envolve também professores e graduandos ligados ao Programa de Educação Tutorial (PET/FNDE/MEC) dos grupos PETs: Física, Farmácia, Engenharia Geológica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Nutrição.

    Segundo Lívia Oliveira, diretora de Políticas Públicas para Juventude e Cidadania, “é uma conquista para a juventude ouro-pretana. Hoje é uma parceria, uma semente plantada para o início de uma política pública municipal de muito sucesso”.

    A Casa da Juventude oferece vale-transporte e lanche, atendendo jovens da sede e do distrito de Cachoeira do Campo. Um deles é o jovem Gustavo Ferreira, que sonha em cursar Engenharia de Produção: “Quero focar nas aulas de redação, pois é uma área que possuo mais dificuldade, e tenho grandes expectativas”, ressalta.

    A aula inaugural também teve a presença da professora do curso de Nutrição da UFOP, Sônia Figueiredo, graduandos da UFOP, da pedagoga Rosângela Ferreira e demais servidores da Casa da Juventude.


    Texto: Juliana Rodrigues/ Revisão: Victor Stutz/Fonte: PMOP.

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui