Relatório sobre o caso bebê Bianca é apresentado na Câmara de Mariana

    Por: Geovanna Lopes

    Durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, realizada nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, o vereador Ronaldo Bento apresentou a leitura de um relatório sobre o caso da bebê Bianca.

    No documento, é relatado que a mãe da criança informou, ao chegar ao hospital, que a filha apresentava um quadro de choro contínuo desde o dia em que recebeu vacinas, em 6 de maio. A equipe médica realizou procedimentos iniciais, como verificação de peso e exames físicos, orientando a mãe sobre medidas para alívio da dor. No entanto, a bebê permaneceu chorosa e, ao retornar para casa, passou a apresentar episódios de vômito.

    Diante da piora, a genitora retornou à UPA, onde a criança foi classificada com pulseira verde e diagnosticada com refluxo gastroesofágico. Mais tarde, ainda com choro persistente, a mãe voltou à unidade e relatou dificuldade de amamentação da filha. Foi constatada obstrução nasal, mas, ao procurar a farmácia do hospital para retirar uma seringa que ajudaria no alívio, foi informada da falta do objeto no local.

    No dia seguinte, a bebê apresentava dificuldade para respirar e febre alta. Os pais a levaram novamente à UPA, onde foi levantada a hipótese de gases. A mãe, contudo, contestou, afirmando que a filha não se alimentava adequadamente há mais de um dia, o que impossibilitava essa causa. À noite, com o agravamento do quadro, os responsáveis decidiram buscar atendimento na UPA de Ouro Preto.

    Segundo os genitores, na unidade vizinha foram feitos exames clínicos detalhados, incluindo escuta pulmonar, sendo constatada a gravidade do caso. A criança recebeu imediatamente soro e oxigênio, e a equipe médica informou a necessidade de internação hospitalar.

    O relatório conclui que os fatos apresentados evidenciam possíveis falhas na prestação de serviços públicos de saúde.

    “Após a análise do que foi lido aqui, pedimos que as devidas providências sejam tomadas, para que o mesmo não aconteça com outras famílias. Quando você lê um relatório desse, causa medo. Por isso precisamos agir na nossa Comissão de Saúde”, declarou o vereador Ronaldo Bento.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui