Cães abandonados atacam motoqueira em Bandeirantes

    Moradores relatam que Bandeirantes se tornou local onde pessoas de outras localidades vem para soltar cães.

    Por: Hynara Versiani

    No último sábado, 20 de maio de 2023, uma mulher de moto foi atacada por três cães na Rua Santa Tereza, na entrada do distrito de Bandeirantes também conhecido por Ribeirão, há 15 Km de Mariana. A motociclista sofreu uma mordida vinda de um dos cães, que resultou em um ferimento profundo.A mulher é Andrena Cristina, 23 anos, que enquanto entrava no distrito foi mordida por um dos animais. “Foi bem no começo de Ribeirão, nas primeiras casas que tem ali, eu estava a 30 km na moto e três cachorros já iam avançando para o outro lado da rua, quando passou um carro, eu reduzi um pouco para não atropelar um deles e cair”, diz.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
    Ela conta que não chegou a parar a moto, mas reduziu a velocidade por medo de cair, e por isso um dos cães conseguiu agarrar o seu pé. “Fui mais devagar e um dos cachorros agarrou meu pé e me mordeu. Eu acelerei a moto e fui embora, estava de sandália, então machucou. A mordida dele foi um pouco profunda”, conta.Com aumento de cães aumentou também brigas entre os animais, e uma criança quase foi mordida ao separar uma briga !

    Mônica Ferreira, 35 anos, moradora de Bandeirantes, afirma que esses animais têm sido abandonados na região e que vêm causando esse tipo de problema. “A verdade é que Ribeirão virou ‘bota-fora’ de cachorros, (abandoná-los) virou hábito aqui . Enquanto não tiver ação para desestimular isso, vai voltar a acontecer, e com o agravante de causar acidente na estrada por se desviar dos animais abandonados”, relata.
    Ela afirma que são necessárias medidas para punir as pessoas que têm abandonado esses animais.
    “Enquanto não forem criados meios para identificar e punir quem está abandonando, não será resolvido. Pôr câmeras para filmar quem faz isso é difícil, mas onde tivessem câmeras, as pessoas não abandonariam”, afirma. Mônica Ferreira ainda sugere a criação de um canal público para denunciar esses casos.
    Porém, esse canal já existe: o número 153 da Guarda Municipal, que encaminha as denúncias para o Centro de Acolhimento de Animais (CAA). A instituição orienta que nesses casos, quem for atacado por um cachorro entre em contato com o CAA e relate o ocorrido, informando o local e, se possível, qual o cachorro, para que seja feita uma avaliação, e a depender da situação, o animal será recolhido. Se forem em Bandeirantes, pode ir de caminhão de uma vez !
    Nota: Cão abandonado é diferente de cão comunitário, onde a comunidade zela pelo animal. Nesse caso, esses cães são trazidos de outros lugares e soltos, por exemplo em Bandeirantes ou outros lugares. O que se há para fazer para combater a super população de cães é o recolhimento desses animais para dar assistência adequada e monitorar quem faz isso pois abandono e maus tratos de animais é crime !